"Imagine um mundo em que a tecnologia ajude a resolver os mais difíceis problemas que enfrentamos"
A chamada acima, para quem ainda não estava ciente, foi o tema da imagine Cup 2009. Baseado nos 8 objetivos para o Milênio da ONU, o tema estimula estudantes a criarem soluções criativas para problemas que afligem a huminadade, além de proporcionar um contato maior com a tecnologia.
Este ano, conforme já divulgado em posts anteriores, as finais da Imagine Cup será, pela primeira vez, na mesma data que as finais do XNA Challenge: 24/04 – sexta-feira – durante a Feira do Estudante do CIEE, na Bienal do Ibirapuera – São Paulo/SP.
Veja abaixo mais informações sobre os projetos finalistas da IC2009:
Equipe: Eusocial
Integrantes:
Danilo Medeiros – Centro Universitário SENAC
Guilherme Augustus Unib – Universidade Ibirapuera
Diego Alves da Costa Mendes – Faculdades Integradas Torricelli
André Dias – Universidade Mackenzie
Projeto desenvolvido pela equipe: Social Care
"Solução voltada para o Terceiro Setor que visa expor as necessidades das ONGs e ampliar as possibilidades de doação e prestação de contas por meio de uma ferramenta de colaboração mútua entre os setores da sociedade. A aplicação objetiva eliminar barreiras e formar redes de relacionamento, tornando-se uma referência de informações atualizadas dos trabalhos desenvolvidos."
Equipe: R.D.T.
Integrantes:
Breno Corni Ferreira – Inst Superior de Tecnologia de Petrópolis
Vinicius Baptista de Mattos Carvalho – Inst Superior de Tecnologia de Petrópolis
Projeto desenvolvido pela equipe: eWriter
"Solução voltada a auxiliar o sistema de educação no processo de alfabetização. Aplicação desenvolvida em Silverlight que deve ser capaz de converter escrita manual em texto digital e, baseado na imagem apresentada ao usuário, informar se o que foi escrito está certo ou errado. "
Equipe: Virtual Dreams
Integrantes:
Roberto Sonnino – Universidade de São Paulo
Eduardo Sonnino – Universidade de Campinas
Bruno Reis – Universidade de São Paulo
Projeto: HealthTag
"O HealthTag é um sistema de apoio ao atendimento à saúde em locais remotos que permite a fácil identificação dos pacientes, por meio da localização de seus históricos. Paralelamente, é capaz de gerar dados estatísticos para auxílio a pesquisas sobre a evolução de doenças e mensuração da efetividade das políticas públicas de saúde."
Parabéns aos finalistas da Imagine Cup 2009, alguns são novatos e outros veteranos na competição. De qualquer forma, aparentemente, a qualidade dos projetos está altíssima! Estou ansioso para ver essas ferinhas no dia 24…
E que vença o melhor projeto, para representar bem o Brasil nas finais mundiais, no Cairo – Egito!
Abraços,
Paulo Ricardo Stradioti
Microsoft Student Partner