Olá pessoal!
Uma amiga perguntou se eu sabia converter arquivos de vídeo em formato FLV para WMV. De fato, muitas vezes vemos um vídeo em um website (o clássico YouTube, por exemplo) e queremos ter uma cópia. Existem diversos plugins e extensões (no caso do Mozilla Firefox) que permitem fazer o download dos vídeos ainda no formato usado pelo Flash, o FLV. Recomento o Download Helper, uma extensão para o Firefox.
Enfim, depois de já ter o .FLV do vídeo em seu Desktop, abra o Expression Encoder (Eu estou usando o Microsoft Expression Encoder 2 Express).
- O primeiro passo é importar o arquivo para dentro de seu Job, que é como o seu "projeto" é chamado no ambiente do Expression Encoder. Para fazer isso, clique em File -> Import.
Figura 1.0 – Importando o Vídeo Os seguintes Formatos são suportados para oseu Job no Expression Encode 2.0:.3g2 Necessita do Apple QuickTime
.3gp .dv .m4v .mp4 .mov .mod Necessita do descodificador de MPEG-2
.vob .dvr-ms .mpeg Pode necessitar do descodificador de MPEG-2
.mpg .avs Necessita do AviSynth
.xaml Suporte somente ao Canvas XAML
.asf .avi .wmv .m2v Tabela 1.0 – Formatos Suportados para Importação no Expression Encoder
Você pode observar que .FLV não aparece na tabela. Isso acontece por que o Expression Encoder não oferece suporte nativo a Importação Entretanto, é possível importar o arquivo com extensão FLV normalmente, se você possuir os codes que suportam a reprodução de arquivos no formato FLV. Você pode encontrar um codec que habilite a importação/manipulação de arquivos .FLV em um desses pacotes de codecs gratuitos disponíveis na internet. - A Janela de Importação se abrirá. Navegue atéa pasta onde você salvou o arquivo .fvl baixado da internet. Você notará que ele não aparecerá na lista de arquivos mostrados na janela. Isso acontece por que o formato .flv não aparece na Tabela 1.0, ou melhor, .flv não está entre as extensões de arquivos que devem ser listados pela Janela de Importação. Para conseguir importar o arquivo, altere o valor combo que especifica os arquivos que devem ser listados para All Files. Dessa forma você conseguirá ver e selecinar seu vídeo em .flv.
Figura 2.0 – Janela de Importação. Altere o combo para permitir a importação de arquivos .FLV
- Caso seu computador não possua um codec compatível com FLV, você verá a seguinte mensagem após ter selecionado o arquivo para importação no passo anterior: Error: Cannot find video codec, conforme figura abaixo. Caso contrário, tudo ocorreu bem e você pode seguir para o passo 5.
Figura 3.0 – Erro ao tentar importar um arquivo flv em um pc sem codecs compatíveis - Se esse for o seu caso, instale um codec que ofereça suporte a FLV e clique com o botão direito sobre o item onde aparece a mensagem de erro. No menu de contexto, selecione a opção "Reset Item", conforme mostra a figura abaixo:
Figura 4.0 – Corrigindo o Erro provocado pela falta de codec - Caso tudo tenha ocorrido conforme o esperado, a tela do Expression Encoder deve estar parecida com a Print Screen a seguir:
Figura 5.0 – Aparência do Expressino Encoder quando a importação foi bem sucedida - Agora, você pode configurar o diretório onde o seu arquivo final, no formato, .wmv será colocado. Para isso, navegue até a aba Output. Na opção Directory, escolha o diretório onde o wmv será colocado.
Figura 6.0 – Configurando o diretório de saída - Para finalizar, no menu File, escolha a opção Encode. Agora é só esperar a conversão…
É isso aí! Qualquer dúvida, por favor, postem um scrap.
Abraços
Paulo Ricardo Stradioti
Microsoft Student Partner