XNA 3.0

Foi lançada, dia 30 de ouubro, a versão 3.0 da plataforma para desenvolvimento de Jogos da Microsoft. Lançado para facilitar e popularizar o desenvolvimento de jogos, o XNA sofreu constantes melhorias e agora já suporta a criação de grandes games. Segundo informações da Microsoft Corp, simplesmente rcompilando o projeto na versão 3.0 da tecnologia há um aumento de 20% no desempenho da aplicação. Ainda segundo a empresa, muitos dos problemas de performance do XNA são causados pelo desconhecimento do próprio framework por parte dos desenvolvedores. Por não conhecer o framework, os desenvolvedores não conseguem aproveitar todos os seus recursos (nem mesmo otimizar a aplicação), o que pode causar uma queda de performance! Entretanto, para grandes projetos pressupõe-se que a equipe está altamente familiarizada com o framework de e com as ténicas de desenvolvimento de jogos.
 
Entre as novas características do XNA 3.0 destacam-se o acesso a dados através de LINQ e o suporte ao Visual Studio 2008. Além disso, como já era previsto, com a versão 3.0 do XNA será possível desenvolver para 3 Plataformas diferentes. É importante destacar que não são apenas 3 dispositivos, mas 3, consequentemente, e plataformas: console (XBOX 360), pc e dispositivos móveis (Zune)! Ou seja, para desenvolvedores reuso quase total, para usuários finais, a mesma experiência em plataformas diferentes! Estou ansioso para ver os projetos do XNA Challenge deste ano…
 
Você pode fazer download do XNA Game Studio 3.0 clicando aqui.
Para mais downloads e informações, acesse o XNA Developer Center.
 
Abraços,
 
Paulo Ricardo Stradioti
Microsoft Student Partner

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: